Com o objetivo de melhorar a saúde, qualidade de vida e de trabalho dos servidores, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC celebrou, no dia 7 de julho, o Acordo de Cooperação Técnica com com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e o da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan). O resultado do acordo é a 1ª Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), inaugurada na mesma data em Brasília.
Esta unidade SIASS será responsável pela execução de ações e atividades de prevenção aos agravos, promoção da saúde dos servidores e perícia oficial em saúde, buscando garantir a implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, estabelecida pelo Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009.
Com esse subsistema, os servidores do Ibram/MinC serão beneficiados com uma política de saúde sistematizada, que possibilitará a consolidação de informações periciais, de licenças médicas, etc. Estão previstos, ainda, encontros, oficinas e reuniões realizadas por técnicos de recursos humanos, saúde e entidades sindicais.
O Ibram também está se articulando para que outras unidades SIASS se estendam aos estados onde a autarquia possui unidades museológicas, com o intuito de fazer parte de uma Rede Nacional de Serviços de Saúde do Servidor.
Mais informações: Coordenação de Gestão de Pessoas no e-mail: cgp@antigo.museus.gov.br