Ibram assina acordo com Museu do Mundo de Viena

publicado: 09/10/2013 14h41,
última modificação: 10/10/2013 16h17

austriaAconteceu hoje (9) na sede do Ibram em Brasília, a assinatura de Memorando de Entendimento entre Brasil e Áustria.

O Ibram e o Weltmuseum Wien, antigo Museu de Etnologia de Viena, comprometem-se a criar e consolidar uma parceria que prevê a cooperação entre os dois países mais estreitamente e em longo prazo em diversas áreas como pesquisa, conservação, bens culturais e naturais indígenas musealizados, exposições, programas educacionais e acessibilidade em museus.

Marianne Feldman, embaixadora da Áustria em Brasília, enfatizou o interesse de Viena em trazer para o Brasil a exposição etnográfica de Johann Natterer: uma coletânea de objetos etnográficos e naturais coletados na primeira metade do século XIX a pedido da então imperatriz Leopoldina. A mostra seria em comemoração ao Bicentenário da chegada da imperatriz no Brasil, em 2017. A coleção deverá ser recebida pelo Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC). O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, reiterou o interesse do Brasil em celebrar a data com a participação de museus e instituições museológicas de todo país.