Ibram, BNDES e Benfeitoria apresentam, no Museu da República, o programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio

publicado: 06/06/2019 14h31,
última modificação: 20/01/2020 14h57
2019_junho_Ibram e Benfeitoria_Matchfunding BNDES_foto1

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a SITAWI e a plataforma Benfeitoria realizaram, na terça (4), um workshop gratuito para a apresentação do programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. O objetivo da oficina foi divulgar e explicar a nova modalidade de financiamento do BNDES que pretende triplicar a arrecadação de projetos de financiamento coletivo (conhecido como crowdfunding).

Voltado para projetos que deixem legados para o patrimônio cultural brasileiro, o programa prevê o aporte do BNDES em R$ 2, para cada R$ 1 doado pela sociedade, observando o valor máximo de aporte do banco de R$ 200 mil para cada projeto. Podem participar iniciativas de promoção e acesso do patrimônio para novos públicos, tecnologias que melhorem sua experiência, projetos que capacitem profissionais do setor ou projetos de preservação à memória.

2019_junho_Ibram e Benfeitoria_Matchfunding BNDES_foto2

O evento aconteceu no auditório do Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 40 participantes. A cofundadora da Benfeitoria, Tatiana Leite, fez uma apresentação sobre a relevância do financiamento coletivo para o setor, apresentou o edital e tirou dúvidas dos participantes. No final da manhã, os participantes fizeram, ainda, exercícios de cocriação de projetos, deixando clara a potência de se criar legado para Patrimônio através de projetos inovadores de pequeno e médio porte.

O coordenador da área de Financiamento e Fomento do Ibram, Rodrigo Marques, explicou que o Ibram pretende apoiar os demais eventos que serão realizados pelo Brasil para disseminar o edital pela oportunidade que ele representa de financiamento e inovação para o setor museal. Estão previstos encontros em São Paulo, Brasília, Belém, Recife e Porto Alegre.

No próximo dia 18, o programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural será apresentado na sede do Ibram, em Brasília. O evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.*

Sobre o Matchfunding BNDES+
Com R$ 4 milhões de fundo, o Matchfunding BNDES+ é o primeiro edital do setor público a adotar um modelo de financiamento combinado, unindo o aporte direto do BNDES ao financiamento coletivo. Para receber os recursos efetivamente, as iniciativas deverão atingir suas metas de arrecadação, que serão informadas ao público. Serão apoiadas as ações que apresentarem um índice mínimo de pulverização de recursos. A ideia, com isso, é que sejam efetivamente realizados os projetos que contem com amplo engajamento do público.

Sobre a Benfeitoria
Lançada em 2011, a Benfeitoria é uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. Já mobilizou R$ 40 milhões de quase 300 mil colaboradores para dar vida a mais de 2 mil projetos. A plataforma não cobra comissão obrigatória de quem arrecada, foi a primeira do Brasil a lançar crowdfunding recorrente e é a única a trabalhar com editais de grande porte via Matchfunding. Saiba mais em: www.benfeitoria.com

Sobre a SITAWI Finanças do Bem
A SITAWI é uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. Em mais de 10 anos de história, mobilizou R$ 26 milhões, apoiando mais de 100 organizações e negócios de impacto que alcançaram mais de 650 mil pessoas. Saiba mais em: www.sitawi.net