O orçamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para 2012 poderá ser ampliado em até 72% se o Congresso aprovar todas as emendas parlamentares em favor da autarquia apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União.
Foi o que afirmou o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, em discurso na cerimônia do Dia do Museólogo, nesta terça-feira, 20, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Nascimento disse que, entre os órgãos vinculados ao Ministério da Cultura, o Instituto é o que deve conseguir mais recursos por meio de emendas parlamentares. “Este desempenho mostra a consolidação da imagem da instituição no Congresso Nacional”, acrescentou.
Para o presidente do Ibram, as perspectivas da autarquia para 2012 são boas, apesar da crise econômica externa. A meta é aplicar bem os recursos recebidos. Ele garantiu que a autarquia vai investir na qualificação de pessoal e lembrou que a agenda de trabalho será intensa, já a partir do início do ano, porque a promessa do governo é não contingenciar as verbas do orçamento, ao contrário do que ocorreu este ano.
No Rio de Janeiro, os museus terão programação especial em junho, durante a Rio +20 , reunião sobre meio ambiente promovida pela Organização das Nações Unidas. Além disso, estão previstas para o próximo ano as seguintes atividades do Ibram: Fórum Nacional de Museus (de 16 a 20 de julho), X Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio) e a Sexta Primavera de Museus (setembro).
Texto: Ascom/MinC