Ibram e ABL firmam acordo para gestão da memória da Academia

publicado: 10/07/2011 13h36,
última modificação: 06/06/2012 15h07

13/07/2011 – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) e a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinarão acordo de cooperação para a realização de ações coordenadas de preservação, gestão e difusão dos acervos documentais, bibliográficos e artísticos da ABL e de seus acadêmicos.

O acordo será assinado pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e pelo presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, nesta quinta-feira (14/7), às 15h, na sede da Academia (Av. Presidente Wilson 203, Castelo), no Rio de Janeiro.

Conforme o documento a ser assinado pelas duas instituições, caberá ao Ibram prestar consultoria à Academia nas ações de gestão, preservação e divulgação de suas coleções, assim como promover, em conjunto com a ABL, planos de trabalho para a identificação de coleções pessoais de interesse para a memória da literatura brasileira. Também será atribuição do instituto orientar sobre processos legais de proteção a coleções e sobre a criação de museus relacionados à literatura brasileira.

À ABL caberá tornar disponíveis fontes e bases de dados sobre a história da literatura brasileira. Outra atribuição será a de fornecer dados sobre as coleções pessoais que estão sob a guarda da Academia. O acordo permite, ainda, que as duas instituições estabeleçam novos campos de cooperação.

Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ibram: (61) 2024-4035 e 9619-5445
Assessoria de Imprensa da ABL: (21) 3974-2552