Ibram e Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército planejam cooperação

publicado: 23/06/2021 15h41,
última modificação: 23/06/2021 16h46

Na manhã da terça-feira (22), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono, recebeu o General Ramires, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). A reunião teve como objetivo traçar os termos de um Acordo de Cooperação Técnica que deverá ser firmado entre o Ibram e a DPHCEx.

O Acordo de Cooperação visa promover a capacitação de militares que atuam em equipamentos de preservação da memória e centros culturais vinculados ao Exército Brasileiro, localizados nas cidades de Belém, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

A intenção é, num primeiro momento, capacitar cerca de 80 miliares, que atuarão como multiplicadores nas suas respectivas localidades.

Presidente do Ibram, Pedro Mastrobuono, com o General Ramires, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, em reunião sobre Acordo de Cooperação Técnica

Entre os equipamentos culturais que estão sob a tutela da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército estão o Museu Histórico do Exército, localizado no Forte de Copacabana, o Museu Histórico da Fortaleza de São João, localizado na Urca, ambos no Rio de Janeiro (RJ); o Museu Militar do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre (RS); o Museu da Força Expedicionária Brasileira, em São João Del Rei (MG); o Museu Militar do Forte do Brum, em Recife (PE), entre outros.

Museu Histórico do Exército – Forte de Copacabana (Rio de Janeiro – RJ)