Ibram e IFRJ firmam parceria para análise físico-químicas de bens culturais

publicado: 23/07/2020 11h51,
última modificação: 23/07/2020 11h59

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) firmaram Acordo de Cooperação Técnica visando a análise físico-químicas de bens culturais sob a guarda dos museus Ibram. O extrato do Acordo de Cooperação Técnica foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de julho de 2020.

A parceria tem como objetivo o promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos, científicos e culturais, por meio de projetos de pesquisa que colaborem para a difusão da utilização da Arqueometria, como uma das ferramentas para o processo de preservação de bens culturais, o desenvolvimento de projetos de ensino, de eventos e publicações, além da criação de uma base de dados com os resultados alcançados e demais informações produzidas.

No Acordo, cabe ao IFRJ disponibilizar o laboratório móvel, corpo técnico qualificado e instrumentos para a realização de análises físico-químicas em bens culturais dos museus administrados pelo Ibram. Já a este Instituto, cabe a divulgação dos resultados de modo a incentivar que os demais museus brasileiros a participem de ações específicas do projeto de pesquisa de mapeamento de bens culturais, com vistas a criação do banco nacional de análise físico-químicas.

Entre outras aplicações da pesquisa estão a possibilidade de uma melhor adequação dos procedimentos de conservação-restauração dos acervos, e a comprovação da autenticidade de itens, a partir das informações sobre procedência, origem, época de produção, dentre outros dados que compõem a catalogação dos bens musealizados.

Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) foi contemplado, no edital do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), com o projeto “Criação de um laboratório móvel para realizar análises físico-químicas em obras de artes de museus brasileiros”, que tem como objetivo implementar um laboratório móvel multiusuários, para serem acessados por museus brasileiros.