O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, e os secretários de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, e do Município da Prefeitura de São Paulo, Juca Ferreira, divulgaram hoje (15), uma nota conjunta de apoio ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), onde reiteram o propósito de apoiar o museu na busca de soluções para seus eventuais problemas. Nos últimos dias, a imprensa tem noticiado que o Masp enfrenta grave crise financeira e administrativa.
Segundo a nota, as três esferas governamentais sempre reconheceram a importância singular do Masp e respeitaram a autonomia e as decisões do seu conselho de administração e diretoria, na visão de que sejam cumpridos, parte a parte, os papeis de cada ente.
“Preconceitos contra a participação do poder público não conseguirão desestimular os organismos federal, estadual e municipal da missão de contribuírem para o aprimoramento das instituições museológicas de todo o país”, diz o comunicado.
Chamados pela atual diretoria do museu paulistano para a análise da situação e busca de soluções, o Ibram e as secretarias estadual e municipal de São Paulo “esperam que tenha pleno êxito a soma de esforços e vontades que positivamente se estabelece em favor de uma causa de São Paulo, do Brasil e do patrimônio cultural da humanidade”, ressaltam. Confira a nota na íntegra no sítio web da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Texto: Divulgação
Foto: Masp/divulgação