Ibram e Unesco promovem encontro para discutir prevenção de riscos em museus

publicado: 07/11/2019 11h12,
última modificação: 09/12/2019 12h19

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu, em parceria com o Ministério da Cidadania e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, um encontro técnico para discutir para discutir iniciativas voltadas para a preservação e o gerenciamento de emergências em museus e coleções.

O evento aconteceu na quarta-feira (6), no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes em âmbito latino-americano de instituições especializadas em políticas patrimoniais e de preservação; gestores públicos; e sociedade civil. O Presidente do Ibram, Paulo Amaral e o Diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone, também participaram do encontro.

Proteção e Promoção dos Museus e Coleções

Um dos principais objetivos da reunião é construir uma agenda estratégica para o período 2020-2021, quando acontecem o 8º Fórum Nacional de Museus, em Brasília, e o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, este é um momento importante para todos os que atuam no setor.

“Os constantes desastres, naturais ou não, que afetam o patrimônio cultural no mundo geram enorme preocupação e evidenciam a necessidade de termos um encontro como esse, que possa articular instâncias governamentais e da sociedade em prol do objetivo comum de proteger e preservar”, destacou a coordenadora.

Na reunião, os participantes foram convidados a trocar experiências sobre planos de emergência e compartilhar propostas para preservação e manutenção de edifícios e acervos, a partir de esforços que estão sendo desenvolvidos em âmbito nacional, regional e internacional.

Texto: Ascom Unesco Brasil / Edição: Ascom Ibram