Ibram lança manual para realização de projetos de acervos digitais

Faça o download gratuito!

publicado: 25/05/2021 00h59,
última modificação: 25/05/2021 01h06

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Brasília (UnB), a publicação “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”.

Fruto do processo de desenvolvimento e implementação da ferramenta Tainacan nos museus Ibram, o manual apresenta um histórico das ações de cultura digital no país, traz orientações para documentação museológica em meio digital, e sugere o uso das licenças livres como alternativa para contornar as limitações das leis nacionais de direito autoral para lidar com o digital, entre outros temas.

A publicação visa ajudar os profissionais e cidadãos interessados no tema, a identificar novas práticas e tecnologias para seus projetos de acervos digitais, e está disponível para download gratuito no site do Ibram. Seu lançamento oficial aconteceu no âmbito das comemorações da 19ª Semana Nacional de Museus, em evento online realizado no último dia 19.

Um novo evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 26 de maio, às 10h, através do Youtube (https://www.youtube.com/tainacan)

Programa Acervo em Rede e o projeto Tainacan

O Programa Acervo em Rede tem como objetivo promover a democratização do acesso digital aos bens culturais musealizados, promovendo também a digitalização e a documentação dos acervos das instituições museológicas na internet.  Visa também instrumentalizar os museus brasileiros com ferramentas digitais sistêmicas, capazes de aperfeiçoar a gestão e a catalogação de seus acervos, permitindo a difusão integrada do patrimônio museológico e do patrimônio cultural preservado por diferentes grupos sociais.

Desenvolvido como software livre, o Tainacan é uma plataforma para a criação de repositórios digitais que pode ser utilizada por qualquer interessado em publicar os seus acervos online, e possibilita a integração de acervos digitalizados. Saiba mais.