O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou no sábado, 18 de janeiro, o curso Acessibilidade em Museus. Na modalidade de Educação a Distância (EaD), este é o terceiro curso ofertado pelo Programa Saber Museu, voltado para a capacitação e difusão de conhecimento para o campo museal.
Com carga horária de 20 horas, o curso é gratuito e foi elaborado com o objetivo de fornecer informações básicas sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal aos espaços e aos conteúdos desenvolvidos pelas instituições museológicas.
O curso é dividido em sete módulos. Cada um deles é composto por conteúdo técnico, teórico e por exemplos de adequações de acessibilidade aplicadas em espaços museais. Para avaliar o nível de conhecimento adquirido pelo aluno, o curso conta ainda com um pequeno questionário ao final de cinco módulos.
Para se inscrever acesse a plataforma da plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG). Tanto o Acessibilidade em Museus, quanto os cursos Para fazer uma exposição e Para fazer uma exposição estão com inscrições abertas e, uma vez disponibilizados, os cursos ficarão permanentemente abertos a inscrições.
Os próximos cursos do Saber Museu já têm data marcada para a abertura:
– Conservação – 18 de fevereiro 2020
– Documentação – 18 de março 2020
– Inventário Participativo – 18 de abril 2020