Ibram oferece oficina sobre Plano Museológico ao Corpo de Bombeiros do RJ

publicado: 15/01/2019 13h53,
última modificação: 15/01/2019 13h54

Oficina acontece no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre Ibram e CBMERJ, assinado em setembro de 2018.

Uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro está proporcionando a realização, nesta terça e quarta-feira (14 e 15), de Oficina sobre Plano Museológico no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Ministrada pela museóloga Lucienne Figueiredo, assessora-chefe do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do rio de Janeiro, a oficina capacita a equipe técnica do Museu Histórico do CBMERJ para a elaboração do Plano Museológico da instituição e adoção dessa ferramenta imprescindível de planejamento estratégico para um museu.

A oficina acontece no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre Ibram e CBMERJ, assinado em setembro de 2018. O acordo estabeleceu a realização de ações conjuntas com o objetivo de adequar os 16 museus da rede Ibram no Rio de Janeiro às normas de prevenção e combate a incêndio, além da prestação de auxílio técnico especializado voltado à preservação e salvaguarda do acervo do Museu Histórico do CBMERJ.

A Representação Regional do Ibram no Rio de Janeiro já planeja a realização de outras oficinas de capacitação junto à equipe do Museu Histórico do CBMERJ nas áreas de catalogação/documentação e conservação preventiva.