O Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior, participou neste domingo (19) da abertura do primeiro Museu da História da Inquisição no Brasil. O Museu fica em Belo Horizonte (MG) e foi idealizado por Marcelo Miranda Guimarães que, há mais de vinte anos, pesquisa o tema.
A abertura contou com a presença do deputado estadual João Leite, Naftale Katz, Fundador do Instituto Histórico Israelita Mineiro, da museóloga e historiadora Neuza Fernandes – entre outras autoridades.
Uma encenação teatral, que conta a história da inquisição desde o século XV, foi apresentada aos presentes, que puderam entender um pouco mais sobre o assunto. Em seguida, foi feita uma visita ao museu, que oferece uma biblioteca com mais de 350 obras, vestuários da época e um pedaço do rolo de uma Torá (Pentateuco), que sobreviveu a perseguição inquisitorial na Espanha, uma das preciosidades da coleção exposta.
O museu pretende ser referencia no tema e oferece um banco de dados para pesquisas sobre a história e origem do povo judeu. O espaço fica no bairro Ouro Preto, na capital mineira, e a visitação pode ser feita de terça à sexta e aos domingos. Saiba mais sobre o novo museu.
Texto: Ascom/Ibram