O movimento popular Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde uma lei tornou outubro o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades no seu combate.
As ações do movimento buscam sublinhar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos surgiu depois e é hoje replicada em vários países do mundo.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participa da campanha e sugere que os museus brasileiros também participem desse movimento realizando, por meio do uso da cor de referência ao movimento – rosa, intervenções em seus sites e redes sociais, iluminação de fachadas ou qualquer outra que demonstre que a instituição está engajada no apoio à campanha de prevenção do câncer de mama.
Saiba mais sobre a campanha na página do Instituto Nacional de Câncer.