A cerimônia de abertura da 25ª Conferência Geral do Icom 2019, que foi realizada na cidade de Quioto entre os dias 1° a 7 de setembro, contou com a participação da presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom), Suay Aksoy. Na ocasião, ela destacou que os museus estão entre as instituições mais confiáveis do mundo. Mencionou o papel social dos museus e reforçou: “nossa diversidade tem sido a garantia de nossa criatividade e resiliência. Liderança para mim não é uma posição, é uma atitude”, destacou Aksoy.
Na programação do evento, o debate sobre a prevenção de desastres em museus, como referência o incêndio, no dia 2 de setembro de 2018, no Museu Nacional (RJ); a busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos museus em contextos de crise e o papel dos museus para o desenvolvimento local foram temas abordados na conferência.
Na quarta (4), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, participou da sessão plenária “Museus em tempos de desastre”. Na oportunidade, Amaral falou sobre o processo de recuperação do Museu Nacional e as ações de segurança preventiva em curso no Brasil.
Destacou, também, que o incêndio do Museu Nacional motivou o Ministério da Justiça a priorizar a aplicação dos recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) em obras de reparação de equipamentos voltados para o patrimônio cultural.
Ainda, Amaral mencionou que o Ibram prestará assessoria técnica nas ações que envolvam a reconstrução institucional do museu, inventários, elaboração de plano museológico, sistematização de política de acervo, registro do museu, etc, além de auxiliar o Museu Nacional na concepção, planejamento e gestão de exposições e mostras de curta duração, na articulação de parcerias com instituições afins visando aperfeiçoamento técnico e na formulação e execução de políticas públicas no campo dos museus.
A participação do Ibram no evento contribui para o debate sobre gestão de riscos ao patrimônio cultural no Brasil, bem como busca sinergias e parcerias para aprimorar a gestão e o desenvolvimento dos museus brasileiros.
Na pauta de reuniões, o Ibram debateu com representantes do Icom a maior participação do Brasil no Comitê Permanente de Prevenção de Desastres desta instituição e a coordenação de trabalhos entre representantes da América Latina e da África para o fortalecimento de ações de cooperação sul-sul para museus.
Paralelamente, a autarquia realizou diálogos com representantes dos Institutos Nacionais do Patrimônio Cultural (National Institutes for Cultural Heritage) do Japão a fim de debater possíveis ações de intercâmbio profissional e de cooperação técnica no campo da gestão de museus, considerando o modelo de descentralização dos museus japoneses e a segurança preventiva em casos de desastre.
Conferência Geral do Icom
A Conferência Geral do Icom, realizada a cada três anos, constitui um dos principais fóruns internacionais no campo dos museus. Participam da conferência profissionais e instituições de 137 países, divididos em 31 comitês temáticos, que deliberam sobre uma série de ações realizadas conjuntamente.
Com o tema “O Poder dos Museus – no desenvolvimento da soberania da sociedade civil, na era da mudança global e como lugares seguros e abertos a todos”, a 26ª Conferência Geral do Icom será realizada em Praga, capital da República Tcheca.
Informações sobre o evento podem ser obtidas aqui.