O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) assinou com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), termo de adesão para implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P no âmbito do instituto. O extrato foi publicado no Diário Oficial da União do dia 9 de janeiro.
A assinatura do termo busca promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito do Ibram, bem como estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos.
Dentre os objetivos estão uma maior eficiência dos serviços prestados; garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta, assim como melhorar a qualidade do ambiente do trabalho.
Uma ação importante, já desenvolvida pelo Ibram e que irá somar a novas ações a partir desse acordo, é a coleta seletiva. Os servidores da sede, em Brasília, já separam o lixo não reciclável do lixo reciclável – recolhido quinzenalmente por uma cooperativa local.
O próximo passo é a criação de uma agenda ambiental voltada não só para o Ibram/Sede, mas principalmente para os 30 museus vinculados. Mais informação sobre o programa estão disponíveis na página do Ministério do Meio Ambiente.
Texto: Ascom/Ibram