No dia 30 (quinta-feira), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, na sua sede em Brasília (DF), a palestra O papel das Associações de Amigos de Museus, com a diretora-executiva da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra), Camila Leoni Nascimento.
A palestra, aberta ao público, tem como foco as atribuições das associações de amigos de museus e sua importância no desenvolvimento das instituições.
Leoni apresentará ainda o Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus, desenvolvido pela Feambra, cujo objetivo é mostrar como o trabalho voluntário pode trazer benefícios tanto para os museus quanto para a própria sociedade.
Primeira publicação do gênero no país, o guia segue as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus e está disponível para download gratuito.
O evento no dia 30 acontece às 15h no auditório do Ibram, que fica no Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – Edifício CNC III (Sobreloja). Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cddp@antigo.museus.gov.br.
Museus Ibram
Recentemente, o Ibram reconheceu, por meio de portarias, as associações de amigos dos museus Imperial, Histórico Nacional e Castro Maya (Chácara do Céu e Museu do Açude), todos no RJ, Museu da Inconfidência (MG), Museu Lasar Segall (SP) e Museu Victor Meirelles (SC) – todos integrantes da rede de museus Ibram.
Tal reconhecimento deu sequência ao ordenamento jurídico relacionado ao decreto que regulamentou o Estatuto de Museus, publicado em outubro de 2013, no qual há destaque para as associações de amigos, que devem “apoiar e colaborar com as atividades dos museus, contribuindo para seu desenvolvimento e para a preservação do patrimônio museológico”. Saiba mais.
Texto: Ascom/Ibram