Ibram promove palestra sobre Associações de Amigos de Museus

publicado: 24/10/2014 13h09,
última modificação: 24/10/2014 13h17

No dia 30 (quinta-feira), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, na sua sede em Brasília (DF),  a palestra O papel das Associações de Amigos de Museus, com a diretora-executiva da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra), Camila Leoni Nascimento.

A palestra, aberta ao público, tem como foco as atribuições das associações de amigos de museus e sua importância no desenvolvimento das instituições.

O guia está disponível gratuitamente para download

Leoni apresentará ainda o Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus, desenvolvido pela Feambra, cujo objetivo é mostrar como o trabalho voluntário pode trazer benefícios tanto para os museus quanto para a própria sociedade.

Primeira publicação do gênero no país, o guia segue as diretrizes da Federação Mundial de Amigos de Museus e está disponível para download gratuito.

O evento no dia 30 acontece às 15h no auditório do Ibram, que fica no Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – Edifício CNC III (Sobreloja). Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cddp@antigo.museus.gov.br.

Museus Ibram
Recentemente, o Ibram reconheceu, por meio de portarias, as associações de amigos dos museus Imperial, Histórico Nacional e Castro Maya (Chácara do Céu e Museu do Açude), todos no RJ, Museu da Inconfidência (MG), Museu Lasar Segall (SP) e Museu Victor Meirelles (SC)  – todos integrantes da rede de museus Ibram.

Tal reconhecimento deu sequência ao ordenamento jurídico relacionado ao decreto que regulamentou o Estatuto de Museus, publicado em outubro de 2013, no qual há destaque para as associações de amigos, que devem “apoiar e colaborar com as atividades dos museus, contribuindo para seu desenvolvimento e para a preservação do patrimônio museológico”. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram