Ibram/MinC e Smithsonian Institution discutem projetos de parceria

publicado: 06/02/2012 18h51,
última modificação: 14/02/2012 15h12

O Presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Jr., reuniu-se em Brasília, no dia 6 de fevereiro, com a diretora para a área internacional da Insitutição Smithsonian, Elisabeth Duggal, e com Myles Gordon, Assessor Sênior da instituição. Estiveram presentes diretores do Ibram, além de representantes da Embaixada dos Estados Unidos e do Ministério da Cultura (MinC).

O encontro foi realizado à pedido da instituição estadunidense, responsável por administrar um complexo de 19 museus e galerias, além de nove centros de pesquisa, dentre outras atividades, e teve como objetivo conhecer as ações do Instituto Brasileiro de Museus.

Nascimento Jr. apresentou as principais linhas de atuação do Ibram, além do projeto Esplanada dos Museus, proposta para a criação de seis museus em Brasília (DF) nos próximos anos – um importante legado cultural da Copa do Mundo 2014 para o país. “Compartilhamos com Smithsonian a visão dos museus como instituições de caráter público que prestam um inestimável serviço à população”, apontou o presidente.

Dentre as propostas levantadas durante o encontro destacam-se a ampliação do Programa Pontos de Memória no exterior, a discussão em torno de um intercâmbio voltado à formação de profissionais de museus brasileiros nos Estados Unidos, além da discussão sobre instrumentos legais de proteção ao patrimônio museológico.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Matéria relacionada
Projeto que prevê a construção de museus em Brasília ganha apoio internacional