II CNC: Museus vão definir propostas durante Pré-Conferência

publicado: 11/02/2010 00h00,
última modificação: 11/02/2010 00h00

O Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a Pré-Conferência de Museus e Memórias. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), vai reunir representantes de todos os estados brasileiros para debater e votar propostas do setor museológico a serem encaminhadas à II Conferência Nacional de Cultura (II CNC). Também serão eleitos 10 delegados para a II CNC e três candidatos à representante do setor junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

A Pré-Conferência de Museus e Memórias será realizada no Hotel Windsor Guanabara, que fica na Av. Presidente Vargas, nº 392, Centro, Rio de Janeiro-RJ. No primeiro dia estão previstos o credenciamento e a abertura da pré-conferência. As discussões temáticas em grupos de trabalho e a plenária geral com a escolha de 5 propostas para cada eixo da II CNC devem acontecer no sábado, 27. No último dia de evento será feita a eleição dos 10 delegados da II CNC.

Para participar dos grupos de trabalho será necessário escolher com antecedência o eixo temático de interesse, segundo as definições da II CNC, são eles: Cultura e Economia Criativa; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Observadores na Pré-Conferência

Estão abertas as inscrições para os interessados em observar as discussões da Pré-Conferência de Museus. As vagas são limitadas e para efetuar a inscrição é necessário enviar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA OBSERVADORES para o e-mail: conferenciasetorialmuseus@ibram.gov.br. até o dia 23 de fevereiro. Todos deverão indicar em seu formulário e no assunto do e-mail o eixo temático de interesse.

É importante lembrar que será permitido o acompanhamento das atividades, sem o direito à voz e voto. Cada observador custeará todas suas despesas (alimentação, hospedagem, entre outras). Esclareça dúvidas sobre os eixos temáticos no Regimento Interno da II Conferência Nacional de Cultura, disponível no Blog Setorial Museus.

Confira a programação da Pré-Conferência de Museus e Memórias

Mais informações: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram-MinC) – Organização da Pré-Conferência de Museus e Memórias (61) 2024-6157.