II CNC: Setor museológico mobilizou mais de 500 participantes durante assembleias

publicado: 10/02/2010 00h00,
última modificação: 10/02/2010 00h00

Em dezembro e janeiro foram eleitos delegados para a Pré-Conferência de Museus e Memórias, que vai definir propostas para a II Conferência Nacional de Cultura

As assembleias estaduais preparativas para a Pré-Conferência de Museus e Memórias reuniram mais de 500 participantes para eleger delegados e debater propostas. Ao todo, 20 estados promoveram as reuniões nos meses de dezembro e janeiro, os delegados vão representar seus respectivos estados na Pré-Conferência, além de votar propostas para a II CNC.

A Bahia foi o primeiro estado a escolher seus representantes, a reunião aconteceu no mês de dezembro de 2009.

No dia 15 de janeiro, na Paraíba, participaram da assembleia representantes de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Borborema, Bananeiras, Soledade e Nazarezinho.

O Pará se reuniu no dia 19 de janeiro, mais de 45 participantes elegeram delegados e também debateram propostas, uma das sugestões debatidas foi a adequação dos planos museológicos das instituições paraenses ao Estatuto de Museus.

Piauí e Sergipe realizaram assembléia no mesmo dia, 20 de janeiro, totalizando 35 participantes. O Rio Grande do Norte promoveu o encontro no dia 21 de janeiro.

Maranhão, São Paulo, Alagoas, Roraima, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará promoveram assembleias na segunda quinzena de janeiro.

Os estados que não realizaram assembleias (Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rondônia e Tocantins) escolheram seus representantes seguindo os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Pré-Conferência Setorial de Museus – será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro 2010, no Rio de Janeiro. No evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), serão discutidas e votadas propostas de estratégias para a II Conferência Nacional de Cultura, que vai acontecer no período de 11 a 14 de março, em Brasília. Haverá também a eleição dos 10 delegados setoriais e três candidatos ao posto de representante de museu junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), que será posteriormente escolhido pelo Ministério da Cultura.

Confira a lista de delegados