Ilustrações de Fayga Ostrower serão exibidas no Museu Lasar Segall (SP)

publicado: 03/11/2011 12h31,
última modificação: 03/11/2011 16h31

A partir de 12 de novembro, o Museu Lasar Segall/Ibram, em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), apresentará a exposição Fayga Ostrower – Ilustradora, com aproximadamente 100 obras que revelam uma faceta pouco conhecida de ilustradora de livros da artista considerada uma das principais gravadoras do país. A exposição poderá ser visitada até 19 de fevereiro de 2012.

A exposição, que esteve  anteriormente em cartaz no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, apresenta gravuras, instrumentos de trabalho, fotografias, livros e documentos produzidos entre os anos 1940 e 1970, mostrando a transição de Ostrower do expressionismo figurativo à abstração.

A mostra, com curadoria do poeta e consultor de literatura do IMS Eucanaã Ferraz, é dividida em três conjuntos: o primeiro retratando os trabalhos figurativos de Ostrower, o segundo caracterizando a passagem para a abstração e o terceiro com uma linguagem já pertencente ao abstracionismo – com cores inicialmente sóbrias e por fim vibrantes. “O diálogo entre a letra e a figura é tão antigo quanto o livro e a obra de Fayga está entre as mais altas realizações da arte brasileira do século XX. E essas duas evidências encontram-se na exposição”, explica o curador.

Nascida em 1920 na cidade de Lodz, Polônia, a artista chegou ao Rio de Janeiro na década de 30. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas. Dentre suas contribuições para a arte moderna, Ostrower foi presidente da Associação Brasileira de Artes Plásticas entre 1963 e 1966, fez parte do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro de 1982 a 1988. E, em 1999, recebeu o Grande Prêmio de Artes Plásticas do Ministério da Cultura. Saiba mais.

Fonte: Divulgação Museu Lasar Segall/Ibram