Indígenas divulgam pintura corporal no Museu da Inconfidência

publicado: 19/04/2011 18h57,
última modificação: 19/04/2011 18h58

Neste Dia do Índio, 19 de abril, o Museu da Inconfidência, em parceria com o Museu do Índio (Funai/RJ), ofereceu à comunidade oficinas de pintura corporal promovidas por dois casais indígenas Asurini, vindos do Pará. Os participantes puderam conferir de perto o trabalho feito com extrato de urucum e jenipapo, além de terem a oportunidade de receber, no corpo, as ilustrações com grafismos características da tribo.

O grupo, acompanhado de um técnico da Funai, Fábio Ribeiro, exibiu vídeos de sua cultura e, em bate-papo, ressaltou a importância da luta contra o preconceito e respeito à diversidade. “Todos sabem que nesta terra que hoje é o Brasil, um dia, só viviam índios. Hoje a maioria da população não se lembra disso”, observou Ribeiro.

As mesmas atrações serão realizadas nesta quarta-feira, dia 20, das 13h às 17h, no espaço em frente à Sala Manoel da Costa Athaide, anexo do Museu da Inconfidência. Na sala, está em cartaz a mostra Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu, a ser encerrada no dia 24 de abril. Os indígenas permanecem em Ouro Preto até sexta-feira e, no período, comercializarão arte em cerâmica, artefatos em madeira e adornos corporais.

O quê: atividades ligadas à exposição Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu

Quando: oficinas e bate-papo nos dias 19 e 20/04, das 13h às 17h. Venda de artesanato até sexta-feira, 22/04, e encerramento da mostra no dia 24 de abril. Visitação das 12h às 18h

Onde: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto (MG)

Informações: (31) 3551-6023; 9258-8407 e 3551-4977.