O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abre hoje (17) o formulário para a inscrição de atividades na 16ª Semana de Museus – que acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018.
Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos é o tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), e adotado a cada ano pelo Ibram, para celebrar no próximo ano o Dia Internacional de Museus (18 de maio).
Para participar, o museu ou instituição cultural interessada deve programar atividades em torno do tema (exposições, visitas mediadas, shows, palestras, exibição de filmes etc.) e inscrevê-las, até 12 de março, no formulário eletrônico que está disponível na página do Ibram.
As atividades ocorrem exclusivamente sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever. Ao Ibram cabe a mobilização do setor, a divulgação da temporada cultural, além da produção da identidade visual e kit de divulgação digital, texto de referência sobre o tema e o guia da programação nacional – onde o público pode encontrar informações sobre todos os eventos cadastrados.
Na edição deste ano, quando completou 15 anos de existência, 3.079 eventos aconteceram em todo o Brasil durante a Semana de Museus, cujo tema foi Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, reunindo 1.070 instituições de 26 estados. Veja os números de todas as edições (2003-2017).
Ao longo dos anos, a Semana de Museus tem sido um fator de promoção e valorização dos museus brasileiros, assim como de ampliação do acesso da população à cultura. Confira os resultados das pesquisas realizadas pelo Ibram, entre os anos de 2012 e 2016, sobre o impacto socioeconômico da Semana de Museus.
Dúvidas e outras questões relacionadas a Semana de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@antigo.museus.gov.br ou esclarecidas pelos telefones (61) 3521.4142/4135.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Tiago da Silva/Museu Municipal de Sapiranga