Ibram prorroga inscrições para 13ª Semana de Museus

Inscreva suas atividades online!

publicado: 20/02/2015 11h38,
última modificação: 10/03/2015 09h56

Cartaz da Semana de Museus 2015: sustentabilidade em pauta

Foram prorrogadas até o dia 8 de março as inscrições para a 13ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com a prorrogação, museus e centros culturais terão mais duas semanas para garantir sua participação na tradicional temporada de eventos, promovida anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, seminários, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são exemplos de atividades promovidas durante a ação, que tem como objetivo sensibilizar os museus sobre seu papel no desenvolvimento da sociedade.

Escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), o tema deste ano lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas. Confira texto sobre o tema.

O Brasil é considerado um dos países que mais celebram o Dia Internacional de Museus. Durante a última edição da Semana de Museus, em 2014, 1.337 instituições realizaram mais de quatro mil atividades inspiradas no tema “Museus: coleções criam conexões”. Pesquisa realizada pelo Ibram revelou que a visitação nos museus envolvidos na ação mais do que duplicou, alcançando 103% de aumento no período.

Dúvidas sobre a inscrição de atividades ou outras questões sobre a 13ª Semana de Museus devem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (61) 3521 4214.