Ibram divulga texto de referência da 18ª Semana Nacional de Museus

publicado: 04/02/2020 11h26,
última modificação: 04/02/2020 19h03

Até o dia 8 de março, estão abertas as inscrições para os museus brasileiros e diversas instituições culturais participarem da 18ª Semana Nacional de Museus. Acesse aqui o texto referência que orientará os museus na definição de suas atividades.

A Semana é uma ação anual de promoção dos museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a fim de ampliar a celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nessa data, museus do mundo todo organizam eventos e atividades a partir de um tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

A Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio, tendo como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

“A importância da Semana Nacional de Museus e sua relação com a sociedade paraense se configura como espaço para troca de saberes e, sobretudo, contribui para a valorização e preservação da identidade e afirmação da história dos povos da Amazônia”, Dina Carla da Costa Bandeira, pedagoga no Centro de Ciências e Planetário do Pará Sebastião Sodré da Gama.

Segundo a coordenadora do curso de Museologia da Federal de Sergipe, Priscila de Jesus, o evento marca uma semana de diálogos sobre o futuro museal brasileiro e os caminhos para a melhora cotidiana dos museus, enquanto espaço de salvaguarda das memórias e da história da nossa sociedade.

Crianças tocam instrumentos feitos a partir de material reciclado –
10ª Semana Nacional de Museus, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) / Foto: Pedro Colares Heringer