Instituto Brasileiro de Museus amplia comunicação via redes sociais

publicado: 04/10/2011 11h07,
última modificação: 04/10/2011 11h07

O Instituto Brasileiro de Museus  inicia este mês sua presença nas redes sociais digitais por meio de três canais: Twitter, Facebook e Youtube.

Além de focar na aproximação com o público em geral, a proposta de utilização das redes sociais pelo Ibram/MinC pretende reforçar a comunicação com os museus brasileiros, divulgando a ampla programação de atividades desenvolvidas. De acordo com o Cadastro Nacional de Museus, o número de unidades museais no Brasil ultrapassa três mil.

Mais visibilidade às políticas públicas para o setor de museus e àquelas desenvolvidas no âmbito do Ministério da Cultura (MinC), além de instituições parceiras no Mercosul e Ibero-América, como o Programa Ibermuseus, também estão em pauta.

O uso das redes sociais também deve ampliar o canal de comunicação Fale com o Ibram,  atendendo assim um maior número de usuários.

Os perfis
A presença no Twitter (@museusbr), rede caracterizada pela atualização rápida, posts curtos e respostas instantâneas, surge com o intuito de divulgar os conteúdos relacionados aos museus brasileiros de forma ampla, às ações do Ibram/MinC, assim como divulgar as atividades da rede de 30 museus federais coordenada pela instituição.

A proposta da página no Facebook (MuseusBR) é criar uma maior sinergia entre públicos e instituições museais, promovendo movimentação em torno de eventos, editais e outras ações de política pública do Ibram/MinC.

Rede de relacionamento e troca de conteúdos, considerada a mais popular no planeta, o Facebook tem atualmente mais de 30 milhões de perfis no Brasil e agrega pessoas, instituições e empresas em torno do compartilhamento de informações.

Já o canal no Youtube (TVmuseus) tem o intuito de agregar conteúdos audiovisuais sobre museus na popular plataforma de compartilhamento de vídeos, além de disponibilizar material produzido pela rede de museus federais e pelo Ibram/MinC – como o programa Pontos de Memória e os programas Conhecendo Museus.