Instituto Brasileiro de Museus assina acordo para cooperação com Uruguai

publicado: 08/06/2012 12h21,
última modificação: 08/06/2012 12h21

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) recebeu, no dia 5 de junho, a visita da diretora de Relações e Projetos Internacionais do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Andrea Vignolo. Ela participou de reunião com o presidente do órgão, José do Nascimento Junior, para discutir a cooperação entre Brasil e Uruguai na área de museus.

Durante o encontro, foi assinado memorando que prevê a realização de ações que atendam ao fortalecimento de museus e outras instituições do Uruguai e do Brasil vinculadas à preservação do patrimônio museológico, cultural e natural, estimulando a conservação, restauração, educação e investigação nelas centradas, assim como o acesso democrático por parte da população.

As ações incluem projetos voltados para a museografia, conservação, restauração, registro de museus e coleções; intercâmbio de especialistas, funcionários, professores e pesquisadores; formação e aperfeiçoamento de pessoal de museus; intercâmbio de informação; estudos e pesquisas; estágios, cursos, seminários, conferências e oficinas, além de publicações na área.

A visita da diretora do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai ao Brasil que incluiu também encontros com outros setores do MinC, teve como objetivo ampliado debater a implementação da Declaração de Montevidéu, que estabelece um plano de ação dos dois países na área cultural para os próximos anos.

Texto: Ascom/Ibram