Integração cultural com oficina e rituais indígenas em São Miguel das Missões

publicado: 17/05/2012 15h29,
última modificação: 18/05/2012 11h25

O Ponto de Memória Missioneira e o Museu das Missões/Ibram realizaram, dia 14, o lançamento oficial da 10ª Semana Nacional de Museus, em São Miguel das Missões (RS).

Na abertura do evento ocorreu o Ritual de Acendimento do Tatarandê, que hoje em dia, representa o principal símbolo do Ponto de Memória Missioneira. O Tatarandê constitui referência para diversos grupos sociais, incluindo indígenas do povo Mbyá Guarani.  Membros da Aldeia Alvorecer – Tekoá Koenju , localizada há 30km do Museu das Missões, também participaram da cerimônia.

O encerramento se deu com uma oficina coordenada pelo historiador do Museu das Missões, Diego Luiz Vivian, para estudantes dos 6º e 7º anos, e abordou aspectos econômicos e culturais relacionados à produção e consumo da erva mate.

Fonte: Divulgação Museu das Missões