O periódico Anais do Museu Paulista, revista científica de Artes da Universidade de São Paulo (USP), publicou, na edição de dezembro de 2016, artigo intitulado “Debret, professor de desenho: gravuras inéditas da coleção da Bibliothèque Nationale de France”, do mestre em Artes Marcelo Jorge e do professor de Teoria Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília, Biagio D’Angelo.
Jorge foi um dos participantes da edição de 2015 do Intercâmbio Brasil-França, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com a Escola do Louvre na França.
No período em que esteve na Europa, o pesquisador encontrou cerca de 20 gravuras inéditas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que lançam luz sobre um período pouco conhecido da carreira do artista, anterior a 1816 – quando veio ao Brasil na Missão Artística Francesa.
Dados inéditos
As gravuras permitiram confirmar dados conhecidos sobre sua biografia e levantar dados inéditos, gerando contribuição relevante à compreensão da vida e didática do artista e professor que culminaram no artigo publicado, que também é tema de dissertação de mestrado de Marcelo Jorge.
Para ele, o intercambio foi fundamental para o trabalho. “É uma das maneiras mais evidentes de demonstrar a efetividade do programa de bolsas de intercâmbio do Ibram”, conta. O artigo completo está acessível online.
A parceria entre Ibram e Escola do Louvre já levou nove profissionais brasileiros para participar do Seminário Internacional de Verão de Museologia e estagiar em museus franceses, além de promover a vinda ao Brasil de estudantes para estágios e profissionais franceses para ministrar cursos no Brasil.
A última atividade foi a realização de um seminário sobre Museologia Social durante o Seminário Aberto aos Estudantes de Mestrado e Doutorado da Escola do Louvre.
Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Europeana/Reprodução