O Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), realiza na terça (28), a 39ª Jornada Republicana. O evento é aberto ao público e começa às 18h.
Em comemoração ao centenário da manifestação das mulheres russas que lutaram contra o sistema patriarcal, esta edição tem como tema Luzes fora da caverna: o movimento feminista e a questão LGBTTT nos dias atuais.
O debate será em torno dos avanços do movimento feminista e LGBTTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) nos dias atuais e a busca pela igualdade de direitos.
Participam desta edição Carolina Pires, Ana Muza Cipriano, Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira e Roberta Olivato Canheo. A medição será feita pelo museóloga Alejandra Saladino.
Sobre as participantes
Mestranda em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF), Carolina Pires é membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Direito e Democracia (SDD) e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Anastácia Bantu.
Ana Muza Cipriano é jornalista e idealizadora do primeiro jornal virtual do complexo Pavão, Pavãozinho e Cantagalo: PPG informativo. É negra, lésbica, mãe e militante social comunitária. Ana Cristina Ramos é museóloga e sua atuação tem ênfase em história da Museologia, documentação museológica e análise de coleções.
Já Roberta Canheo também integra o grupo SDD-UFF e é membro do grupo Elas existem-mulheres encarceradas. A mediadora, Alejandra Saladino, é museóloga do Museu da República e também professora colaboradora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O Museu da República fica na Rua do Catete 153. Mais informações pelo telefone (21) 2127.0324. Visite a página do museu na internet.
Texto e foto: Ascom/Ibram