Lançamento de livro sobre o Museu da Inconfidência e o imaginário social

publicado: 11/12/2015 10h06,
última modificação: 11/12/2015 12h46

livro museu da inconfidenciaO livro História, Turismo e Patrimônio Cultural – O Poder Simbólico do Museu da Inconfidência no Imaginário Social, do professor doutor Leandro Benedini Brusadin, será lançado às 19h desta sexta-feira, 11 de dezembro, no auditório do Museu da Inconfidência/Ibram, Anexo I. A obra, publicada pela Editora Prismas, traça um paralelo entre a dinâmica do patrimônio cultural e sua interface com o imaginário social, relacionando-os aos processos de memória e identidade. Em uma reconstrução histórica do Museu, que realiza diversas ações participativas com a comunidade local e turistas, o autor apresenta as formas de legitimidade do patrimônio que o próprio público lhe confere sob o âmbito da “História, Turismo e Patrimônio Cultural”.

O autor

Leandro Benedini Brusadin é graduado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2005) e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca – UNESP (2011). Pós-doutor pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo – USP (2015). Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desde 2008, onde já exerceu o cargo de Coordenador do Comitê de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Autor de livros e artigos científicos, Brusadin atua com projetos de pesquisa principalmente nos seguintes temas: sociologia, hospitalidade, gestão, turismo cultural, história e educação no Turismo.