Legado cultural: prorrogado edital de seleção de projetos de OSCIPs em PE

publicado: 14/11/2012 19h08,
última modificação: 16/11/2012 10h22

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que têm interesse em participar do edital de seleção de projetos têm até segunda-feira, 19 de novembro, para apresentar a proposta no Portal de Convênios SICONV.

O programa Legado Cultural para o Setor Museal é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) de estratégia específica de investimentos voltada para o setor museal, com foco nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

O edital de Seleção de Projetos de OSCIPS é resultado do processo de negociação do Ibram/MinC com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pretende selecionar entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), para realizar prestação de serviços para adequação da infraestrutura tecnológica e de atendimento turístico dos museus da região metropolitana do Recife.

O objetivo do programa Legado Cultural para o Setor Museal é formalizar e implementar uma agenda de investimentos públicos e privados no setor, com vistas a desenvolver a modernização, a qualificação, a promoção e a atratividade dos museus para os megaeventos esportivos.

A expectativa é de que o esforço empreendido deixe como legado uma infraestrutura de equipamentos e serviços no setor museal que interajam com o patrimônio cultural das cidades-sede, ressaltando aspectos identitários específicos, de modo a alcançar o status de agentes mobilizadores da dinâmica econômica local e nacional.

Texto: Ascom/Ibram