Segurança em Museus: livro editado pelo Ibram está disponível para download

publicado: 17/08/2012 12h47,
última modificação: 22/08/2012 09h21

Desde a sua criação, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) desenvolve ações que visam ao aprimoramento da segurança nos museus. No livro Segurança em Museus, primeiro volume da coleção Cadernos Museológicos do Ibram , são destacados alguns dos principais riscos aos quais os museus e seus acervos estão submetidos e apontadas medidas preventivas. O livro já está disponível para download.

Primeiro volume da coleção Cadernos Museológicos - Ibram

Lançada ano passado, a publicação de autoria de Rosaria Ono e Kátia Beatriz Moreira, tem o propósito de disseminar conhecimentos técnicos, visando contribuir para o aperfeiçoamento das práticas e procedimentos adotados nos museus, sendo que muitas das medidas recomendadas também podem ser usadas para coleções particulares.

A gestão de riscos ao patrimônio musealizado também é um dos temas discutidos no projeto Conexões Ibram, que já visitou dez estados brasileiros, desde março e, de 21 a 23 de agosto, chegará a Porto Alegre (RS). Saiba mais.

Nas palestras apresentadas durante o projeto são elencados os principais riscos aos quais os museus brasileiros estão submetidos. Nos últimos dez anos, por exemplo, o maior perigo foram roubos e furtos – que corresponderam a quase metade das ocorrências registradas. A ação do fogo, da água (seja em enchentes ou pelo exceso de umidade) e a ação de pragas (como cupins e traças) completam o quadro.

Texto: Ascom/Ibram