MAB abre exposição fotográfica sobre cotidiano rural em Pernambuco

publicado: 20/07/2017 13h17,
última modificação: 20/07/2017 13h19

20116899_1445930315493834_6601847805947856377_o

Em 2016, o fotógrafo carioca João Roberto Ripper visitou Pernambuco a convite do Centro Sabiá, ONG que desenvolve ações de promoção e fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, para documentar o cotidiano de homens e mulheres do campo. O trabalho resultou na exposição itinerante “Uma deliciosa teimosia em ser feliz”, que o Museu da Abolição (MAB), em Recife (PE), inaugura nesta sexta-feira (21).

A exposição traz registros fotográficos do cotidiano de trabalhadores rurais residentes em três territórios pernambucanos: Zona da Mata, Agreste e Sertão do Pajeú. A abertura da mostra contará com a presença do fotógrafo João Ripper e de agricultores e agricultoras que foram fotografados.

Em cartaz – Até o dia 29 de julho, o MAB exibe também a exposição “Museu da Parteira: Saberes e Práticas” – que ocupa as duas primeiras salas do museu e exibe instrumentos cirúrgicos e de sabedoria popular usados pelas parteiras na assistência ao parto.

Também segue em cartaz a exposição “Instantâneas da África”, que traz fotografias de Diego Di Niglio que contam um pouco do cotidiano em alguns países da África, desmistificando o imaginário puramente selvagem relacionado ao continente.

Outra exposição que pode ser visitada no MAB durante este período de férias escolares é “Respeito Afrobrasilidade”, desdobramento do Projeto Selos 2017, que trata sobre a intolerância às religiões de matriz africana e é composta por fotografias e representações materiais dessas religiões.

O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150 – Madalena, em Recife (PE). Pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.