MAB homenageia o protagonismo da mulher negra no Projeto Selos 2016

publicado: 08/03/2016 17h38,
última modificação: 08/03/2016 17h38

selo MAB 2016O Museu da Abolição – MAB/Ibram, em Recife, lançou nesta terça-feira, 8 de março, o Projeto Selos 2016, com o tema Protagonismo da Mulher Negra. Com o objetivo de preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória dos afrodescendentes, este projeto associa a imagem institucional a temas diversos, oferecendo ao público a oportunidade de refletir sobre questões contemporâneas do papel da mulher na sociedade, a partir das atividades desenvolvidas na instituição, como oficinas, exposições, seminários, rodas de diálogos e feiras.

A imagem escolhida para compor o selo é a obra “Biju de Licuri” do artista Ramon Martins, que foi doada pela Receita Federal e passou a fazer parte do acervo do MAB em 2015.

O evento de lançamento contou com a presença das secretarias da mulher, do Estado e do Município, da vereadora Isabela de Roldão, e de representantes do Deputado Estadual Edilson Silva, da deputada Teresa Leitão, da Associação Senegalesa de Pernambuco, do Núcleo de Cultura Afro-brasileira, de organizações não governamentais e do coletivo Faça Amor não Faça Chapinha.

De acordo com a diretora do museu, Maria Elisabete Assis, “essa articulação é importante para solidificar o trabalho de museologia social que o Museu da Abolição desenvolve desde 2006, e para articular novas parcerias no desenvolvimento de nossas atividades. Este projeto reforça a missão e os objetivos institucionais, especialmente quanto ao debate sobre o preconceito, o racismo, a discriminação, além do lugar que a mulher negra ocupa na nossa sociedade.”

Texto: Museu da Abolição (com adaptações Ascom Ibram)