MAI realiza evento ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’

publicado: 12/06/2019 14h10,
última modificação: 20/01/2020 14h12

Ainda sob o tema da 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram) vai realizar, no dia 15 de junho, o evento “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.
Na ocasião, o documentário sobre o Inventário Participativo de Pessoas e Memórias de Itaipu será exibido. O evento terá, também, debates sobre soluções e possibilidades para acervos digitais. Acesse a programação aqui.

MAI -

Inventário Participativo de Pessoas e Memórias

As primeiras ideias sobre um inventário participativo na região surgiram a partir da necessidade de o Museu discutir com os pescadores e moradores de Itaipu os sentidos atribuídos aos diferentes referenciais culturais do local. Diante disso, desde 2010, o MAI tem procurado incluir em suas atividades educativas informações acerca da importância sociocultural da pesca e dos pescadores da região.  Nesse contexto, a construção consciente de narrativas, a gestão coletiva e a comunicação são conceitos indissociáveis dentro das ações do inventário participativo.