MART abre exposição sobre folias de Reis

publicado: 22/03/2018 11h48,
última modificação: 22/03/2018 17h28

Exposição traz fotografias de diversos grupos que realizam a festividade e peças das Folias de Reis da região sudeste, reunidas durante anos de pesquisa.

Uma das manifestações culturais de origem religiosa mais tradicionais do Brasil é o tema de exposição que o antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, em Cabo Frio (RJ), que hoje sedia o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), recebe a partir desta quinta-feira (22).

Com fotografias do antropólogo Daniel Arrebola (também responsável pela pesquisa e curadoria) e dos fotógrafos locais Nane Camargos, Mauro Rodrigues e Andréia Silva, “Viva Santos Reis! Folias de Reis da Região Sudeste” exibe imagens de diversos grupos que realizam esta festividade na região sudeste.

As folias de Reis são manifestações folclóricas que narram, através de cantos, a visita dos três reis magos do oriente até o local onde haveria nascido o menino Jesus. A manifestação chegou ao Brasil no período da colonização, intensificando-se no império, e aqui foi influenciada pelas culturas africanas e outras manifestações, como as danças juninas francesas.

A festa como conhecemos hoje foi descrita pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade como um tipo de “dança dramática”, danças folclóricas de cunho religioso que possuem uma espécie de cortejo e dramatização.

Além dos registros fotográficos, a exposição traz diversas peças das Folias de Reis da região sudeste, reunidas durante anos de pesquisa. Apresenta ainda um mapa da região sudeste onde é possível perceber as diferenças entre as folias realizadas, principalmente nos nomes e roupagens de seu tradicional personagem mascarado.

A exposição pode ser visitada no MART (Largo de Santo Antônio – Centro, em Cabo Frio) de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 14h às 18h. A entrada é gratuita.