Em comemoração aos 64 anos do tombamento do Convento de Nossa Senhora dos Anjos realizado em 17 de janeiro de 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) realiza a exposição virtual Traços da Memória, com obras de Yuri Vasconcellos.
A exposição apresenta, em desenhos digitais e poemas, elementos do patrimônio cultural de 10 cidades da mesorregião da baixada litorânea fluminense. A mostra é realizada pelos curadores Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa
Traços de Memória foi contemplada com o edital estadual do Rio de Janeiro, Cultura Presente nas Redes de 2020. Para sua disponibilização no Mart, além das 40 obras originais (desenhos e poemas), o artista desenvolveu outras 08, inéditas, inspirado em Cabo Frio, cidade que sedia o museu.
O artista
Yuri Vasconcellos é artista plástico, ator, poeta, produtor cultural e professor de Artes. Nascido no Rio de Janeiro e morador de Cabo Frio desde a infância, conheceu de perto a cultura de toda a região. Grande entusiasta da arte e da cultura, desenvolve há muitos anos desenhos, pinturas, poemas, aulas e peças teatrais sobre a memória e o patrimônio cultural dos lugares por onde passa. Em 2017, realizou a exposição Yuri Vasconcellos 4×1 no Mart e a exposição Geração do Sal no Charitas, na mesma cidade, além de expor seus trabalhos em cidades de Portugal.
Texto e imagem: Mart
Edição: Ascom