Mart apresenta a exposição virtual Traços da Memória

publicado: 19/01/2021 13h00,
última modificação: 19/01/2021 13h00
“Cabo Frio – Navegando na fé”, de Yuri Vasconcellos

Em comemoração aos 64 anos do tombamento do Convento de Nossa Senhora dos Anjos realizado em 17 de janeiro de 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) realiza a exposição virtual Traços da Memória, com obras de Yuri Vasconcellos.

A exposição apresenta, em desenhos digitais e poemas, elementos do patrimônio cultural de 10 cidades da mesorregião da baixada litorânea fluminense. A mostra é realizada pelos curadores Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa

Traços de Memória foi contemplada com o edital estadual do Rio de Janeiro, Cultura Presente nas Redes de 2020. Para sua disponibilização no Mart, além das 40 obras originais (desenhos e poemas), o artista desenvolveu outras 08, inéditas, inspirado em Cabo Frio, cidade que sedia o museu.

O artista
Yuri Vasconcellos é artista plástico, ator, poeta, produtor cultural e professor de Artes. Nascido no Rio de Janeiro e morador de Cabo Frio desde a infância, conheceu de perto a cultura de toda a região. Grande entusiasta da arte e da cultura, desenvolve há muitos anos desenhos, pinturas, poemas, aulas e peças teatrais sobre a memória e o patrimônio cultural dos lugares por onde passa. Em 2017, realizou a exposição Yuri Vasconcellos 4×1 no Mart e a exposição Geração do Sal no Charitas, na mesma cidade, além de expor seus trabalhos em cidades de Portugal.

Texto e imagem: Mart
Edição: Ascom