Máscaras e bonecos de carnaval em exposição no Forte Defensor Perpétuo

publicado: 28/05/2013 09h16,
última modificação: 27/09/2013 17h10

O Forte Defensor Perpétuo de Paraty (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro (RJ), expõe em seu salão central o acervo de máscaras e bonecos produzidos por Natalino de Jesus Silva. A abertura da exposição, durante a 11ª Semana de Museus, contou com a presença do mestre em oficinas de máscaras com estudantes da Escola Municipal Maria Jácome de Melo, localizada na zona rural de Paraty.

As máscaras do mestre Natalino podem ser vistas até agosto em Paraty

Servidor aposentado do antigo Departamento de Correios e Telégrafos, Natalino de Jesus Silva nasceu em Paraty em 25 de dezembro de 1934.

A técnica de Natalino é similar à de outros artistas locais como Jubileu, Mestre Biba e Lúcio Cruz.

O trabalho de Natalino começou como um hobby antigo de criança, fazendo as próprias máscaras de carnaval. Desde 1974, começou a experimentar a pintura em suas criações, com cores e formas intuitivas que com o tempo se mostraram a expressão de um artista.

A exposição tem recebido visitas guiadas para as escolas do município e fica no Forte Defensor Perpétuo até agosto de 2013. Saiba mais sobre o museu.

Texto e foto: Divulgação Forte Defensor Perpétuo