Memória coletiva: projeto premiado pelo Ibram chega a Zona da Mata mineira

publicado: 22/05/2013 16h05,
última modificação: 27/09/2013 17h11

O projeto Sons e Memórias que contam histórias, selecionado na quinta edição do Prêmio Darcy Ribeiro, realizado em 2012 pelo Ibram, começa sua execução a partir deste mês em Minas Gerais.

Realizado pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu, em parceria com o Instituto Imersão Latina, o Fundo Estadual de Cultura de MG e com o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), o projeto tem como objetivo pesquisar, registrar e difundir a memória coletiva de municípios da região da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio da arte de narrar e cantar histórias.

Projeto vai acontecer na Zona da Mata mineira por oito meses

A primeira atividade será a participação junto à Caravana Agroecológica e Cultural da Zona da Mata. De forma interdisciplinar, entre os dias 22 e 25 de maio, os artistas vão percorrer diversos municípios da região por um período de oito meses.

Cerca de 300 pessoas estarão diretamente envolvidas em sua realização, além da população dos municípios visitados.

Objetivos
O trabalho se propõe a contribuir para a formação de grupos locais de contadores de histórias. A partir de um diálogo entre literatura, música, artes cênicas, narrativa e memória, o projeto articula conceitos desenvolvidos a partir de pesquisas dedicadas à temática da oralidade e do universo da literatura e da memória, assim como da agroecologia, fazeres tradicionais, pesquisa de campo e rodas de conversa.

A produção de um CD de histórias narradas cantadas e a realização do Fórum Memórias e sons que contam histórias são produtos resultantes do trabalho. Conheça mais.

O Prêmio Darcy Ribeiro consiste em reconhecer práticas e ações de educação museal que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.

Texto e imagem: Divulgação