O Programa Ibermuseus, por meio de seu Programa de Apoio a Projetos de Curadoria, e o Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, no âmbito do seu projeto Patrimônio em Feminino, lançam, nesta terça-feira (8), a publicação on-line Memória Feminina: Mulheres na História, História das Mulheres.Trata-se de um grande projeto de digitalização de coleções, onde estarão acessíveis um total de 153 bens culturais provenientes de 81 instituições de oito países da Ibero-América (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai), e que conta a verdadeira história das mulheres em suas sociedades e comunidades: suas contribuições para o desenvolvimento das civilizações, seu silenciamento, a luta pela igualdade, a defesa dos seus direitos e o surgimento de símbolos sobre a feminilidade.
O Ibram participou do projeto durante todo o ano de 2015. A equipe do Instituto elaborou uma lista de mulheres a serem homenageadas e fez a articulação com as instituições e profissionais que detém informações sobre as obras selecionadas. Participam do catálogo obras do Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Margarida Alves e Contag, Itaú Cultural, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Museu do Homem do Nordeste.
O catálogo digital será lançado nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, com o objetivo de dar destaque e visibilidade à presença das mulheres na história e nas comunidades de cada um dos países envolvidos, valorizando o seu papel social e cultural através das coleções, objetos e contribuições representativas. O catálogo estará disponível para consulta por meio dos portais do Programa Ibermuseus e do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, a partir do meio dia.