MHN e MNBA integram Circuito Cultural Rio Ônibus

publicado: 19/03/2015 14h54,
última modificação: 19/03/2015 15h22

Nos dois últimos domingos de março, dias 22 e 29, a Rio Ônibus – que reúne as 43 empresas que operam no sistema de transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro – promove mais uma edição do Circuito Cultural Rio Ônibus.

A iniciativa oferecerá a cariocas e turistas transporte gratuito aos principais museus do centro da cidade e ao Theatro Municipal, com guias e apresentações musicais exclusivas. Vinculados ao Ibram, o Museu Histórico Nacional (MHN) e o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) participam da ação.

Entre as atrações desta edição, que celebra os 450 anos do Rio, estão incluídos também o Museu de Arte do Rio (MAR), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Espaço Meu Porto Maravilha e o Instituto Pretos Novos (IPN).

Os visitantes poderão embarcar e desembarcar em qualquer ponto do roteiro, permanecendo por quanto tempo desejarem em cada atração, que neste dia terão entradas gratuitas para suas principais exposições. Não é preciso inscrição prévia: o evento é aberto a todos.

Cinco ônibus com ar-condicionado farão o circuito, parando em pontos que estarão sinalizados com placas com a identidade visual do evento, com intervalos de dez minutos, no período entre 10h e 18h. Os veículos têm piso baixo, para facilitar a entrada e saída dos passageiros. O projeto orienta que os passageiros levem filtro solar, chapéu e água e faça sua programação organizando o seu tempo no circuito.

O Museu Histórico Nacional, que estará excepcionalmente aberto nos dois domingos para receber os participantes do projeto, das 10h às 18h, recebe no dia 29, a partir das 11h, uma das atrações musicais programadas a edição deste ano: o Projeto Mobilidade Sonora, com a Orquestra Tuhu executando músicas do compositor Heitor Villa-Lobos. No mesmo dia, a partir das 16h, o MHN recebe as orquestras Violões do Forte Copacabana e SindiRefeições-RJ.

Em suas três edições anteriores, o Circuito Cultural Rio Ônibus realizou mais de 17 mil viagens a instituições culturais da cidade. Confira a programação completa deste ano.

Texto:  Bruno Aragão/Ascom