MHN inaugura mostra “Gênio Italiano: Inovações que mudam o mundo”

publicado: 10/09/2012 17h18,
última modificação: 13/09/2012 09h14

Será inaugurada nesta segunda-feira, 10 de setembro, às 19h, a mostra Gênio Italiano: Inovações que mudam o mundo no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A exposição fica aberta ao público do dia 11 de setembro até o dia 14 de outubro e é uma promoção da Fondazione Rosselli em colaboração com a Tim e o Instituto Italiano Di Cultura.

A exposição Gênio Italiano: Inovações que mudam o mundo é uma mostra sobre os objetos da vida quotidiana que mudaram o modo de viver da Itália e na base dos quais esta presente a capacidade cientifica e tecnológica do país.

A ciência seja ela de base ou aplicada, é sempre a descoberta do novo, e o novo muda nosso modo de viver. A partir da pesquisa de base, através das aplicações industriais, mas também do simples “fazer” e do direto conhecimento dos materiais e procedimentos, freqüentemente fomos levados a produtos ou descoberta que melhoraram nossas vidas.

Somente em 1861 a Itália alcançou a unidade política e isso aconteceu contemporaneamente à passagem de uma sociedade artesanal e agrícola para uma nação industrializada. As invenções e as inovações que marcaram os últimos 150 anos da nossa historia talvez sejam as mais vivas e significativas provas de uma mudança na qual o gênio italiano soube se sobressair ultrapassando as próprias fronteiras geográficas.

O percurso da exposição se articula em cinco ambientes, que contam o impacto das invenções na vida das pessoas; no intimo e no quotidiano (viver o novo), no tempo livre e no se locomover (viajar é conhecer), no ambiente de trabalho (trabalhar com eficácia), em relação à medicina e à saúde (curar é viver) e na infinita relação do homem com o sutil limite entre conhecido e desconhecido (superar as fronteiras).

Fonte: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação MHN