MHN recebe exposições do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça

publicado: 16/07/2018 12h12,
última modificação: 17/07/2018 12h34

FERNANDO LINDOTE - “Do que é Impossível conter (depoisantes)”- 2018, óleo sobre tela, 300 x 200 cm, Foto Guilherme Ternes.
FERNANDO LINDOTE – “Do que é Impossível conter (depoisantes)”- 2018, óleo sobre tela, 300 x 200 cm, Foto Guilherme Ternes.

A partir da próxima sexta-feira (20), o Museu Histórico Nacional, (MHN), que integra a rede Ibram no Rio de Janeiro (RJ), recebe três exposições do 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2017-2018.

Criado em 2004, o prêmio já contemplou 30 artistas e três curadores com bolsas de trabalho para a produção de obras que circularam por várias cidades em exposições itinerantes.

No MHN, o público poderá conhecer os trabalhos dos cinco artistas premiados nesta edição: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP).

A exposição “Verzuimd Braziel – Brasil desamparado”, do curador premiado Josué Mattos, com trabalhos de outros 17 artistas, também estará em cartaz, assim como a mostra “A intenção e o gesto”, com obras do cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), homenageado dentro do projeto Arte e Indústria.

Educativo

O Prêmio Marcantonio Vilaça também dá ênfase a um programa educativo realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas a diversos públicos – professores, estudantes e famílias. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (21) 3299 0361 ou pelo e-mail educativopremiomvilaca@gmail.com.

Com curadoria geral de Marcus Lontra, a 6ª edição do prêmio recebeu inscrições de 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil. Cada um dos cinco artistas vencedores recebe uma bolsa de R$ 50 mil para a produção de seus trabalhos, e o curador uma bolsa no valor de R$ 25 mil.

As exposições do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça podem ser visitadas no MHN até o dia 16 de setembro. Aos domingos, a entrada é gratuita. Confira horário de funcionamento, valores de ingresso e outras informações na página do museu.