Minas Gerais realiza Encontro Estadual de Museus na próxima semana

publicado: 08/12/2016 14h34,
última modificação: 08/12/2016 15h12

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Museu Mineiro, em Belo Horizonte (MG), recebe a 9ª edição do Encontro Estadual de Museus.

Com o tema Pesquisa: no e para museu, o encontro é aberto a estudantes, professores, profissionais da área museológica e demais interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até amanhã (9).

Atividades acontecem no Museu Mineiro - Circuito da Liberdade
Atividades acontecem no Museu Mineiro – Circuito da Liberdade

A programação está dividida em dois módulos no primeiro dia: O museu e a contemporaneidade: pensar os públicos e Objeto, Memória, Museu: uma construção contínua de significados.

Para o dia 13 está programada a atividade Clínica de Museus, que propõe pensar coletivamente alternativas para superar obstáculos no campo da pesquisa em museus.

Também será apresentada a comunidade Museomix, voltada a interações em torno da ideia de museus abertos, conectados e participativos, e acontece ainda o lançamento do livro Conceitos-chave de Museologia – publicação do Conselho Internacional de Museus (Icom).

No encerramento do evento será aberto o Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira (cedam), com o acervo doado ao Estado pelo artista e pesquisador Márcio Sampaio – resultado de meio século de coleta de materiais sobre a arte visual mineira. Confira a programação completa.

Texto e foto: SEC-MG/Divulgação