Ministra da Cultura entrega hoje Ordem do Mérito Cultural em São Paulo

publicado: 05/11/2013 13h09,
última modificação: 05/11/2013 13h21

Hoje (5), Dia Nacional da Cultura, realiza-se a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Auditório Ibirapuera, às 19h30, em São Paulo (SP).

A OMC é o maior reconhecimento do Governo Federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Desde 1995, ano em que foi criada, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes – Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro-, assim como 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes.

Em 2012, a presidenta Dilma Rousseff compareceu à cerimônia da OMC em Brasília

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, entrega as medalhas a artistas vivos, como Laerte, Antônio Fagundes e Erasmo Carlos, assim como personalidades já falecidas (in memoriam), como Henrique De Souza Filho (Henfil) e Euzébia Silva De Oliveira (Dona Zica). Confira a lista completa dos agraciados com a OMC em 2013.

A cerimônia  terá a presença do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do prefeito da cidade, Fernando Haddad; e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo, dentre outras autoridades e representantes da cultura brasileira.

Este ano, o evento terá como tema central da celebração a homenagem a Oscar Niemeyer e Tomie Ohtake. A cerimônia ainda contará com performances de Denise Stoklos, do Grupo Parlapatões e de Elisa Ohtake – neta da homenageada.

Texto: Ascom/MinC
Foto: Bruno Spada/MinC