Ministra Marta Suplicy visita sede do Ibram e discute políticas para museus

publicado: 19/09/2012 18h19,
última modificação: 20/09/2012 11h54

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, visitaram, no final da tarde desta terça-feira (18/09), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao MinC, com sede em Brasília.

O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e seus diretores apresentaram à ministra políticas e ações realizadas nos museus e alguns programas e projetos a serem implementados até 2014.

Dentre as ações apresentadas destacam-se a Semana Nacional de Museus, que envolve mais de 3 mil eventos e conta com pelo menos mil instituições do setor; a Primavera dos Museus, que tem a finalidade de chamar a atenção de museus e da sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade com participação de 803 museus e mais de 2.400 eventos; e o Projeto Conexões Ibram, que desde março de 2012 promove a interação dos museus brasileiros com as novas políticas e instrumentos de gestão museais.

Ações Futuras

Outro tema abordado na reunião foi o legado cultural da Copa de 2014. Com esse projeto, o Ibram pretende realizar investimentos nos museus das cidades-sedes, como a capacitação de guias bilíngues e a manutenção desses espaços.

O grupo ainda discutiu a ampliação do programa Pontos de Memória, que tem por concepção reconstruir e fortalecer a memória social de comunidades a partir do cidadão, de suas origens, histórias e valores. Na apresentação à ministra, o presidente do Ibram mencionou que a estimativa é de que, até 2014, os Pontos de Memória passem de 150 para 500 unidades.

Texto: Marcelo Lucena e Nathalia Melati/ Ascom MinC
Fotos: Mário Agra/ Ascom MinC