Ministra pede recursos para museus em audiência na Câmara dos Deputados

publicado: 08/11/2012 10h34,
última modificação: 09/11/2012 13h53

A ministra da Cultura, Marta Suplicy participou, no dia 7 de novembro, de audiência na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, em Brasília, após café da manhã com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura.

Ministra da Cultura durante audiência na Câmara dos Deputados em Brasília

Suplicy, que assumiu a pasta no último dia 12 de setembro, pediu apoio aos deputados para ampliar as verbas destinadas à Cultura. Ela afirmou que o ideal seria não depender das Emendas Parlamentares, mas que o ministério precisa desse reforço financeiro.

Um dos pontos destacados foi a implementação de museus. “Estamos pedindo 250 milhões de reais para os museus. Todos os estados têm museus e precisamos de orçamento, principalmente para os estados que têm cidades-sede para a Copa 2014 ou que estejam até três horas das sedes”, esclareceu a ministra. “O visitante vê o jogo e depois vai passear: queremos que estes lugares tenham estrutura. A nossa parte no MinC é garantir isso”.

Museu Afro-Brasileiro
Marta Suplicy pediu também apoio à construção, em Brasília, de um museu destinado à cultura afro-brasileira, às margens do Lago Paranoá, terreno cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), titular da CEC, se comprometeu com R$ 1 milhãopara a construção do Museu Afro em Brasília. Para o deputado, o gesto é simbólico: “O Museu Afro em Brasília não deve ser um projeto de uma bancada ou de um partido. Todos os deputados deveriam tirar algum dinheiro para ajudar nessa realização”, afirmou.

O Deputado Ângelo Carlos Vanhoin (PT-PR), suplente da comissão, ressaltou a importância da preservação da memória do país e do trabalho realizado pelo Insituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

Entre os presentes, representantes de autarquias e órgãos da Cultura, José do Nascimento Junior, presidente do Ibram, Andressa Pappas, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual, Eloi Araújo, presidente da Fundação Palmares/MinC, Jurema Machado, presidente do Iphan/MinC, e Sergio Mamberti, secretário de Políticas Culturais/MinC. Leia mais no portal do Ministério da Cultura.

Texto e foto: Ascom/Ibram

Matéria relacionada